12.02.2010

É ciência

A progenitora diz: "olhei para o céu e vi um bando de gaivotas a voar em "v" e depois olhei para o rio e vi um cardume de peixes a nadar também em "v". Um homem chinês disse que tudo o que existe no céu existe no mar, como se fosse um reflexo".
Lamentei desiludi-la, mas não pude resistir: é apenas uma questão de aerodinâmica, tal como acontece no ciclismo. Ao voarem/nadarem/pedalarem atrás da ave/peixe/ciclista que lidera, poupam energia uma vez que aproveitam a deslocação do ar/água, onde a resistência é menor. É por a liderança ser mais cansativa do que seguir pelo caminho já trilhado que se vão revezando nessa tarefa.
E assim estraguei uma reflexão de um fim-de-semana à beira mar .. mas o meu pragmatismo estava descontrolado: é giro? sim .. mas é apenas física!
(Bem, não será apenas aerodinâmica, o instinto de sobrevivência também terá aqui uma palavrinha - também permite um melhor campo de visão - , mas não deixa de ser uma questão eminentemente física!)

2 comentários:

Alexandre disse...

que belo fim-de-semana, não me digas que te meteste outra vez nos cogumelos

Cat disse...

é vero =) andei a calcorrear montes e prados em busca de setas, comi e bebi bem! ias gostar =)mas quanto a amanitas, continuo apenas a vê-las, mas uns que andavam por lá não sei não!!!